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Uma marca identifica o seu negócio e o diferencia dos demais para o público consumidor. E registrar seu nome comercial ou nome fantasia (e as imagens associadas a ele) é a única maneira de se proteger contra possíveis cópias, e garantir a exclusividade do seu produto ou serviço.
Uma marca identifica o seu negócio e o diferencia dos demais para o público consumidor. E registrar seu nome comercial ou nome fantasia (e as imagens associadas a ele) é a única maneira de se proteger contra possíveis cópias, e garantir a exclusividade do seu produto ou serviço. Além disso, uma marca exclusiva favorece que seu negócio ganhe espaço no mercado. Embora envolva custos, é um investimento, e não uma despesa. Qualquer pessoa física ou jurídica que esteja exercendo atividade legalizada e efetiva pode requerer o registro de uma marca. Ele é concedido pelo órgão governamental Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e tem a duração inicial de dez anos, prorrogáveis. Para isso, siga os passos a baixo:
- Consulte as marcas já registradas;
- Defina o setor da sua marca;
- Conheça e defina a apresentação da sua marca;
- Defina a natureza da sua marca;
- Veja quais são as taxas .
O INPI oferece desconto a microempresas, microempreendedores individuais, pessoas físicas e cooperativas.
Fonte: SEBRAE