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Saiba a diferença entre persona e público-alvo e qual a melhor forma de aplicar cada um em sua estratégia de marketing.
O público-alvo é a definição social, econômica e demográfica de quem vai consumir o seu produto. Ele costumava ser o 1º passo para iniciar uma campanha de marketing.
Geralmente o público-alvo traz informações como: estado civil; formação; gênero; hábitos de compra; idade; profissão; e localização.
Apesar de ser um bom início para as investigações do público para o qual se destina o produto, o público-alvo tem caído em desuso com os novos hábitos de consumo e a riqueza de informação e segmentação que o marketing digital oferece, é necessário uma percepção mais precisa do consumidor e das suas aspirações para que as campanhas sejam realmente eficientes.
Principalmente nas fases em que é preciso criar produtos e estudar o mercado, o público-alvo pode ser uma boa ferramenta inicial por exigir menos pesquisa do que as opções mais completas e dar um panorama do cliente ideal.
Já as personas têm se mostrado como uma boa solução para as novas necessidades do consumidor conectado. Persona ou buyer persona é um perfil semifictício do cliente ideal de uma empresa. O objetivo é que sua empresa compreenda melhor quem é o cliente e do que ele precisa, possibilitando estratégias de marketing mais acertadas.
Ou seja, a persona traz mais detalhes, criando uma maior conexão e empatia da sua equipe de marketing com o cliente — o que leva a uma criação e uma segmentação mais focada e eficiente.
Além do que já é abordado pelo público-alvo, na persona você encontra:
- Um nome fictício, para facilitar a conexão;
- Uma breve história sobre o dia a dia da persona;
- Estilo de vida;
- Redes sociais favoritas;
- Hobbies;
- Valores;
- Dores relacionadas ao seu produto;
- Dúvidas;
- Ambições.
Além de oferecer um direcionamento mais preciso para a sua equipe de marketing, a persona fornece informações importantes para melhorar os resultados, como:
- Melhor linguagem;
- Em quais redes sociais investir em anúncios;
- Quais assuntos abordar;
- Formatos de conteúdo ideais;
- Palavras-chave;
- Em quais meios de comunicação investir;
- Melhores momentos para ofertar um produto;
- Estilo e periodicidade do e-mail marketing.
Ao contrário do público-alvo, a persona pode ser usada em todas as etapas de vendas e marketing e até mesmo na prototipação de um produto.
Fonte: Marketing de Conteúdo