#tecnologia
Saiba quais novidades foram anunciadas em comemoração aos 20 anos do Google.
No dia 24 de setembro de 2018, foi comemorado em São Francisco o aniversário de 20 anos do Google. Aproveitando o momento de reflexão sobre a maturidade da empresa, foram apresentados os planos para os próximos 20 anos.
As alterações levarão em conta 3 conceitos base, voltados para tornar as informações mais acessíveis para todas as pessoas, sendo elas:
1. Mudança de respostas para a criação de jornadas:
Esse novo direcionamento da empresa é resultado da constatação de que grande parte das buscas não são avulsas, ou seja, elas fazem parte de um processo mais longo de pesquisas relacionadas. A partir disso, foram anunciadas 3 principais novidades:
A ideia dos cartões de atividade seria auxiliar o usuário a retomar suas buscas passadas por meio de uma ferramenta que refaz o passo a passo das pesquisas anteriores.
Outra ferramenta bem relacionada aos cartões de atividade é a de Coleções, na qual o próprio usuário poderá selecionar e armazenar conteúdos que ele considera mais úteis e que planeja revisitar no futuro.
Dentro dos já conhecidos knowledge graphs, ou diagramas de conhecimento, serão criados novos subtópicos para facilitar a busca por conteúdos relacionados para que a pessoa possa encontrar suas respostas sem precisar rolar a página para baixo.
2. Alteração de pesquisas para descobertas:
Superar o status de uma ferramenta de pesquisas e passar a transmitir experiências. Com base nisso, foram criadas novas features e atualizadas algumas outras, como é o caso do feed do Google:
Você deve estar estranhando o fato de termos falado de feed mas usamos o título Discover, não é mesmo? O que acontece é que uma das mudanças comunicadas é a transformação do conhecido feed em um portal de descobertas.
Além do nome, o design foi repaginado pensando no uso de imagens interativas e disponibilização de diferentes tipos de conteúdos, principalmente os vídeos.
3. Preferência por conteúdos visuais:
O enfoque em conteúdos visuais, partindo da compreensão de que as pessoas buscam cada vez mais por conteúdos de fácil consumo e que sejam, ao mesmo tempo, altamente atrativos.
As duas novidades anunciadas nesse sentido foram:
Com o foco em formatos em vídeos, serão disponibilizados também materiais audiovisuais relacionados aos tópicos e subtópicos das buscas.
Foi anunciado que será investido ainda mais no formato stories do Google, que foi lançado em fevereiro.
A princípio esse formato será destinado aos vídeos de celebridades e atletas, mas a ideia que é no futuro ele também esteja disponível para o público em geral.
Agora com o foco em formatos em vídeos, serão disponibilizados também materiais audiovisuais relacionados aos tópicos e subtópicos das buscas.
Fonte: Marketing de Conteúdo