#tecnologia
Considerado o maior evento do cinema mundial, o Oscar é uma cerimônia sofisticada que premia os melhores filmes do ano em categorias específicas. Desfilando exuberância, os atores de Hollywood em suas roupas de gala apreciam um grande espetáculo, como a apresentação espetacular da Rihanna, por exemplo, e alguns saem de lá com uma bela estatueta de ouro.
Considerado o maior evento do cinema mundial, o Oscar é uma cerimônia sofisticada que premia os melhores filmes do ano em categorias específicas. Desfilando exuberância, os atores de Hollywood em suas roupas de gala apreciam um grande espetáculo, como a apresentação espetacular da Rihanna, por exemplo, e alguns saem de lá com uma bela estatueta de ouro.
Mas, atualmente vivemos em um impasse em que o ouro virou o principal instrumento de degradação da natureza, dito isso, o Oscar deve mudar seu posicionamento de marca?
Sem dúvidas que sim!
Recentemente, a Urihi Associação Yanomami organizou uma ação em que os vencedores do Oscar, além da premiação tradicional receberam também uma outra estátua de madeira pequena. A ação desenvolvida serviu de alerta a exploração ilegal de ouro nas terras indígenas no norte do Brasil. Além da estátua, foi enviado um vídeo aos vencedores, em que o líder da associação, Junior Hekurari Yanomami fala em sua língua nativa sobre os impactos que a exploração do ouro causa nas terras indígenas e do quanto ele é um símbolo de “morte e destruição”.
Entenderam o que está em jogo?
A luta contra a crise climática e os impactos ambientais é responsabilidade de todos para que as futuras gerações tenham uma vida digna na terra, se um dos principais eventos do planeta continuar usando quantias significativas de ouro em suas estatuetas, o que isso pode significar?
Com certeza, a marca estaria agindo na contramão do que chamamos de “Marketing ambiental”, mas isso vai além do que chamamos de descaso, isso seria negar a própria realidade e não avançar com responsabilidade diante das exigências que a crise climática nos obriga a se adequar em todos os meios.
Então, a maior alternativa para o Oscar seria remodelar o prêmio sem perder a elegância! Afinal, uma campanha forte de readaptação aos novos tempos cairia bem, não é mesmo? Fora que o evento consolidaria a sua reponsabilidade social visando ainda mais o reconhecimento mundial da marca.
E você, também acha que o Oscar precisa mudar sua política de premiação e parar de investir em ouro?
Deixe a sua opinião abaixo.