O que significa ter uma estratégia de Marketing?

#tecnologia

Alguns termos se espalham tão rapidamente que todo mundo começa a usá-los, muitas vezes sem realmente entender o que significam.

10/11/2022

Alguns termos se espalham tão rapidamente que todo mundo começa a usá-los, muitas vezes sem realmente entender o que significam.

 

Quando se fala em ter uma estratégia de Marketing, tem se questionar o que significa isso de fato?

 

A própria ideia de traçar uma estratégia dá uma noção de que é preciso se planejar, pensar bem antes de tomar qualquer medida prática.

 

Mas, uma estratégia bem-sucedida é mais do que uma preparação antecipada. Envolve também um acompanhamento durante a execução do projeto. Isso envolve:

 

- Definir objetivos claros: como há muitos objetivos possíveis, e várias maneiras de alcançar cada um, escolher o que você pretende alcançar com o Marketing Digital é o primeiro passo para uma estratégia de sucesso. Uma estratégia de Marketing só funciona quando tem objetivos bem definidos e compartilhados por todos na empresa.

 

- Se comunicar de forma constante: esse requisito é importante em qualquer setor de toda empresa, mas no que diz respeito a uma estratégia de Marketing, é importante reforçar esse aspecto.

 

- Seguir boas práticas: especialmente quando falamos de Marketing Digital, tudo muda muito rápido. Então, seja qual for o assunto – desde SEO à e-mail marketing –, é preciso se manter atualizado.

 

- Analisar resultados: no caso do Marketing isso acontece por analisar o que chamamos de métricas e KPIs. Essas métricas são dados relevantes sobre pontos específicos do planejamento.

 

A importância de ter uma estratégia:

 

É extremamente vantajoso ter uma estratégia de Marketing. Mas, para que você entenda, a seguir nós listamos 4 motivos básicos que deixam clara a importância da estratégia para a sua empresa:

 

- Menos estresse: conduzir uma estratégia complexa de Marketing Digital sem qualquer tipo de planejamento levaria à tomadas de decisões importantes sem qualquer tipo de informação ou critério, mal uso das ferramentas disponíveis no trabalho, entre outros. O que gera muito estresse. Isso pode ser evitado quando se adota um padrão de trabalho.

 

- Gasto Menor: decisões ruins custam dinheiro, por isso é necessário traçar uma estratégia clara que ajuda a evitar decisões ruins, o que significa gastar menos.

 

- Decisões melhores: quanto mais informações de qualidade você tiver à disposição antes de tomar uma decisão, mais fácil será acertar nos pontos mais importantes para que o negócio se mantenha saudável.

 

- Equipe mais motivada: um time que tem objetivos claros em foco, colabora entre si para alcançá-los, e consegue se manter atualizada em um mercado competitivo.

 

VOLTAR

NOSSO BLOG

NOS
SO
BLOG

Segundo a PANTONE, a cor de 2017 é Greenery. Ela é basicamente uma entusiasmante mistura de um verde musgo, com um amarelo intenso que simboliza a reconexão que desejamos ter com a natureza e com nós mesmos! Uma cor linda e apaixonante que vai dominar o nosso ano!
10 Jan
Durante um evento realizado este mês, o Instituto Ipsos revelou as marcas que são mais influentes entre os brasileiros. Esse estudo vem sendo realizado desde 2012 em 21 países e analisa o poder das empresas no dia a dia e no comportamento dos consumidores.
30 Mai
Os logos das marcas famosas aparecem em diversos lugares: propagandas, outdoors, camisetas, capas de revista e por aí vai. Na maioria dos casos, nem suspeitamos os significados ocultos que esses desenhos escondem.
01 Jun