#tecnologia
Alguns termos se espalham tão rapidamente que todo mundo começa a usá-los, muitas vezes sem realmente entender o que significam.
Alguns termos se espalham tão rapidamente que todo mundo começa a usá-los, muitas vezes sem realmente entender o que significam.
Quando se fala em ter uma estratégia de Marketing, tem se questionar o que significa isso de fato?
A própria ideia de traçar uma estratégia dá uma noção de que é preciso se planejar, pensar bem antes de tomar qualquer medida prática.
Mas, uma estratégia bem-sucedida é mais do que uma preparação antecipada. Envolve também um acompanhamento durante a execução do projeto. Isso envolve:
- Definir objetivos claros: como há muitos objetivos possíveis, e várias maneiras de alcançar cada um, escolher o que você pretende alcançar com o Marketing Digital é o primeiro passo para uma estratégia de sucesso. Uma estratégia de Marketing só funciona quando tem objetivos bem definidos e compartilhados por todos na empresa.
- Se comunicar de forma constante: esse requisito é importante em qualquer setor de toda empresa, mas no que diz respeito a uma estratégia de Marketing, é importante reforçar esse aspecto.
- Seguir boas práticas: especialmente quando falamos de Marketing Digital, tudo muda muito rápido. Então, seja qual for o assunto – desde SEO à e-mail marketing –, é preciso se manter atualizado.
- Analisar resultados: no caso do Marketing isso acontece por analisar o que chamamos de métricas e KPIs. Essas métricas são dados relevantes sobre pontos específicos do planejamento.
A importância de ter uma estratégia:
É extremamente vantajoso ter uma estratégia de Marketing. Mas, para que você entenda, a seguir nós listamos 4 motivos básicos que deixam clara a importância da estratégia para a sua empresa:
- Menos estresse: conduzir uma estratégia complexa de Marketing Digital sem qualquer tipo de planejamento levaria à tomadas de decisões importantes sem qualquer tipo de informação ou critério, mal uso das ferramentas disponíveis no trabalho, entre outros. O que gera muito estresse. Isso pode ser evitado quando se adota um padrão de trabalho.
- Gasto Menor: decisões ruins custam dinheiro, por isso é necessário traçar uma estratégia clara que ajuda a evitar decisões ruins, o que significa gastar menos.
- Decisões melhores: quanto mais informações de qualidade você tiver à disposição antes de tomar uma decisão, mais fácil será acertar nos pontos mais importantes para que o negócio se mantenha saudável.
- Equipe mais motivada: um time que tem objetivos claros em foco, colabora entre si para alcançá-los, e consegue se manter atualizada em um mercado competitivo.