#tecnologia
A principal rede social do início dos anos 2000 está de volta. O retorno do Orkut aconteceu no dia 27 de abril, para a alegria dos internautas mais nostálgicos.
De acordo com a ferramenta de análise Google Trends, esse é o assunto mais procurado pelos internautas brasileiros nas últimas semanas.
A rede social foi criada pelo engenheiro de software turco Orkut Büyükköten, mas ainda há muitas incertezas a respeito do retorno do site.
Mesmo que o domínio orkut.com fora reativado no dia 27/05, não significa que a rede social voltou a ativa. A página traz um comunicado de Büyükköten, no qual ele afirma: “Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. [...] E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!”.
Pela mensagem deixada pelo engenheiro dá para ter uma segunda interpretação, de que uma nova rede social está sendo desenvolvida por ele. A logomarca da antiga rede social passa a imagem de que será uma nova versão do Orkut, que talvez resgate mecânicas saudosas do tempo de seu auge, porém com uma roupagem mais atualizada.
No momento ainda não é possível fazer qualquer forma de login no domínio Orkut.com, muito menos criar uma conta nova. Existe apenas um espaço, ao final do comunicado, para quem quiser registrar seu e-mail e receber as novidades sobre o projeto de Büyükköten, em primeira mão.
Outra dúvida frequente das pessoas: atualmente o domínio não apresenta suporte às contas que já existiram na plataforma. O Google, dono da rede social, encerrou o site em 2014 e permitiu baixar as imagens até setembro de 2016. Além das fotos, o site permitiu que os usuários salvassem seus depoimentos e scraps.
Ainda não existe a informação se as tão queridas comunidades retornarão, pois afinal, ainda não se sabe se o Orkut vai realmente voltar, e em quais termos. E mesmo que volte, é possível que todas as ferramentas da antiga rede social sejam diferentes ou que sequer existam.