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O YouPix constatou, na terceira edição de sua pesquisa RI e Influência 2021, que o marketing de influência continua ganhando espaço na estratégia de empresas e que a pandemia do coronavírus intensificou a busca por influenciadores.
Em três anos de pesquisa, esta foi a primeira vez em que todos os entrevistados confirmaram que o marketing de influência é importante e que faz parte de sua estratégia empresarial. Os dados, analisados com a AlgoritmCOM, parceira do estudo, mostraram que, para 71% dos 94 entrevistados de diversos segmentos, a modalidade é parte central de seu planejamento. 83% afirmam que, com a Covid-19, o trabalho dos influenciadores se tornou mais estratégico para os negócios das suas empresas.
De acordo com Bia Granja, sócia e consultora de influência do YouPix, toda essa intenção refletiu em investimento: a quantidade de empresas investindo mais de R$5 milhões por ano dobrou. A faixa de investimento entre R$300 mil e R$1,5 milhão já cresceu em 68% em dois anos (de 2019 para 2021). Este ano, espera-se que o investimento cresça em 71% em relação a 2020.
O maior investimento ocorreu desta forma: 80% de contratação direta de influenciadores; 79% de conteúdo, produção e edição; e 65% de tecnologia e ferramentas. As marcas estão direcionando os seus recursos para conteúdo, ferramentas e pagamento direto do consumidor. Já as experiências, como viagens e festas, e press kits tiveram uma diminuição de investimento – e também de importância.
Apesar da alta na procura pelo marketing de influência, 82% dos entrevistados consideram a soma do engajamento e alcance o principal indicador de sucesso de uma campanha, o que, para Granja, demonstra pouco o impacto da ação. Para os empresários, o mercado ainda precisa aprender formas de medir o ROI das ações com influenciadores, pois a área tem diversas complexidades para estruturar tal valor.
*Dados retirados do site Meio & Mensagem.