#tecnologia
O brainstorming é uma ferramenta muito utilizada para captar ideias de marketing, além de definir causas e possíveis soluções para algumas situações.
Técnica criada em 1942, o brainstorming, ou tempestade de ideias nada mais é que reunir a equipe para deixar fluir pensamentos sem julgamentos. Ela pode ser utilizada em diversos ambientes e situações. O objetivo é criar maneiras de enxergar problemas, de ter ideias de marketing, de definir causas e suas possíveis soluções, além de explorar a criatividade dos participantes para o surgimento de novas ideias.
Mas, para criar uma tempestade de ideias realmente proveitosa, é importante não realizar um bate-papo e esperar que as ideias caiam do céu. É importante ter um ambiente propício para que as contribuições dos participantes aconteçam e sejam melhores executadas quando existe um roteiro mediado por um coordenador.
Esse coordenador deve ser uma pessoa com experiência sobre o assunto tratado e deve focar na explicação detalhada de cada etapa. Assim, é garantido que as etapas ficarão claras para os colaboradores, para que não exista precipitação ou desordem. Ele deve explicar ao grupo qual a meta ou problema a ser analisado.
É muito importante focar em cada etapa do brainstorming, dando atenção à opinião de todos os participantes e prezando pela boa organização realizada pelo mediador. Dessa forma, o resultado do processo será enriquecedor e positivo. Um ambiente confortável e igualitário para todos os participantes deve ser criado. Só assim a tempestade de ideias será realmente eficiente.
Fonte: Siteware