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Os termos branding e rebranding fazem parte do cotidiano da publicidade e do marketing, mas você sabe o que é e se a sua marca precisa?
Ambos envolvendo a marca de uma empresa, os termos branding e rebranding podem gerar uma certa confusão pela similaridade. Mas, quase se fala de branding, a referência é um conjunto de conceitos de marketing, entre elas ações, estratégias e planos, que tem como objetivo consolidar uma marca no mercado. Para que a estratégia funcione, será necessário usar diversos instrumentos. E é essa diversidade que ajuda a fortalecer a imagem da marca. O resultado é uma percepção positiva na cabeça dos clientes.
Já o rebranding ocorre quando a cultura da marca passa uma alteração grande. Muitos ainda acreditam que o termo está conectado com a identidade visual, mas isso não é necessariamente uma regra. Ele está conectado mais ao reposicionamento da empresa no mercado. O rebranding acontece quando você já tem uma direção e já conhece o processo de branding de perto, mas quer mudar o caminho que está percorrendo, de forma criativa e também estratégica.
A decisão pela recolocação no mercado pode ter as mais variadas origens. Em alguns casos, a administração pode notar que a mensagem passada não se adapta mais às características do consumidor. Em outras situações, a mudança pode ser uma iniciativa para mudar o próprio público-alvo. É uma prática bastante comum quando a empresa lança novos produtos, por exemplo, e busca uma audiência mais vasta.
Fontes: Janela Criativa/Rock Content