A importância dos personas para as empresas

#design

Quando falamos em marketing, logo pensamos em planejamento para empresas. Seja por meio de marketing digital, campanhas publicitárias e ações em geral, o objetivo sempre é atingir determinado público. É dessa forma que o marketing se converte em vendas, ao atrair o cliente ideal e certeiro. O conceito de “buyer persona” foi criado pensando nisso. Você sabe a importância da persona para o seu negócio? Continue a leitura para descobrir!

29/08/2019

Quando falamos em marketing, logo pensamos em planejamento para empresas. Seja por meio de marketing digital, campanhas publicitárias e ações em geral, o objetivo sempre é atingir determinado público. É dessa forma que o marketing se converte em vendas, ao atrair o cliente ideal e certeiro. O conceito de “buyer persona” foi criado pensando nisso. Você sabe a importância da persona para o seu negócio? Continue a leitura para descobrir!

O que é persona?

Baseada em dados reais de características e comportamentos, a persona apresenta a criação da história de alguém fictício, com motivações, objetivos, desafios e preocupações. Ela é diferente do conceito de público-alvo por não abranger características mais generalizadas, tendo foco nas especificidades. Ela existe para representar o seu cliente ideal.

Para descobrir quem é sua persona, lembre-se que é essencial ter contato direto com o público-alvo. Só assim você conseguirá dados verossímeis para montar a sua persona. A partir dessa análise vai ser mais fácil saber quais características as pessoas com interesse no seu negócio têm em comum.

Como criar uma persona?

Você vai precisar se orientar pelo perfil do seu cliente típico. Fique atento às seguintes questões, pois elas vão te ajudar a definir o perfil de comportamento da sua persona:

Quem é o seu potencial cliente? Considere características físicas e psicológicas do responsável pela compra.

Qual a faixa etária mais comum?

Qual o sexo da maioria do seu público?

Quais as principais dificuldades enfrentadas na vida?

Quais são as motivações?

Do que essas pessoas gostam? Onde gastam seu tempo? Quais seus interesses?

Quais as vantagens de definir seu persona?

Somente sabendo quais as pessoas certas para o seu negócio é que você conseguirá enviar a mensagem certa. Então, criando uma persona, você terá mais facilidade em direcionar as estratégias de marketing. Porque de nada adianta tentar atingir a todos os públicos e acabar não atingindo ninguém, não é mesmo?! Além disso, a persona também ajuda a definir o tom e estilo de seu conteúdo, o que tende a facilitar o trabalho de marketing. Então, considerando todos os aspectos, você só tem a ganhar com a criação de uma persona para seu negócio. Que tal criar uma hoje?

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