Oscar e a estatueta de ouro: o que é necessário mudar?

#tecnologia

Considerado o maior evento do cinema mundial, o Oscar é uma cerimônia sofisticada que premia os melhores filmes do ano em categorias específicas. Desfilando exuberância, os atores de Hollywood em suas roupas de gala apreciam um grande espetáculo, como a apresentação espetacular da Rihanna, por exemplo, e alguns saem de lá com uma bela estatueta de ouro.

16/03/2023

Considerado o maior evento do cinema mundial, o Oscar é uma cerimônia sofisticada que premia os melhores filmes do ano em categorias específicas. Desfilando exuberância, os atores de Hollywood em suas roupas de gala apreciam um grande espetáculo, como a apresentação espetacular da Rihanna, por exemplo, e alguns saem de lá com uma bela estatueta de ouro.

Mas, atualmente vivemos em um impasse em que o ouro virou o principal instrumento de degradação da natureza, dito isso, o Oscar deve mudar seu posicionamento de marca?

Sem dúvidas que sim!

Recentemente, a Urihi Associação Yanomami organizou uma ação em que os vencedores do Oscar, além da premiação tradicional receberam também uma outra estátua de madeira pequena. A ação desenvolvida serviu de alerta a exploração ilegal de ouro nas terras indígenas no norte do Brasil. Além da estátua, foi enviado um vídeo aos vencedores, em que o líder da associação, Junior Hekurari Yanomami fala em sua língua nativa sobre os impactos que a exploração do ouro causa nas terras indígenas e do quanto ele é um símbolo de “morte e destruição”.

Entenderam o que está em jogo?

A luta contra a crise climática e os impactos ambientais é responsabilidade de todos para que as futuras gerações tenham uma vida digna na terra, se um dos principais eventos do planeta continuar usando quantias significativas de ouro em suas estatuetas, o que isso pode significar?

Com certeza, a marca estaria agindo na contramão do que chamamos de “Marketing ambiental”, mas isso vai além do que chamamos de descaso, isso seria negar a própria realidade e não avançar com responsabilidade diante das exigências que a crise climática nos obriga a se adequar em todos os meios.

Então, a maior alternativa para o Oscar seria remodelar o prêmio sem perder a elegância! Afinal, uma campanha forte de readaptação aos novos tempos cairia bem, não é mesmo? Fora que o evento consolidaria a sua reponsabilidade social visando ainda mais o reconhecimento mundial da marca.

E você, também acha que o Oscar precisa mudar sua política de premiação e parar de investir em ouro?

Deixe a sua opinião abaixo.

VOLTAR

NOSSO BLOG

NOS
SO
BLOG

Segundo a PANTONE, a cor de 2017 é Greenery. Ela é basicamente uma entusiasmante mistura de um verde musgo, com um amarelo intenso que simboliza a reconexão que desejamos ter com a natureza e com nós mesmos! Uma cor linda e apaixonante que vai dominar o nosso ano!
10 Jan
Durante um evento realizado este mês, o Instituto Ipsos revelou as marcas que são mais influentes entre os brasileiros. Esse estudo vem sendo realizado desde 2012 em 21 países e analisa o poder das empresas no dia a dia e no comportamento dos consumidores.
30 Mai
Os logos das marcas famosas aparecem em diversos lugares: propagandas, outdoors, camisetas, capas de revista e por aí vai. Na maioria dos casos, nem suspeitamos os significados ocultos que esses desenhos escondem.
01 Jun