O que é Endomarketing?

#tecnologia

O Endomarketing pode ser definido como um conjunto de ações que tem o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho.

29/09/2022

O Endomarketing pode ser definido como um conjunto de ações que tem o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho.

 

Podem ser oferecidos incentivos aos colaboradores, como por exemplo, premiações, visando a valorização, engajamento e motivação da equipe de uma empresa.

 

Essa estratégia é adotada por empresas que visam melhorar seu posicionamento de mercado, tornando-se referência no segmento de atuação.

 

O Endomarketing deve ser pensado pelo RH tendo como base o perfil comportamental de cada funcionário. Dessa forma é possível planejar e implementar ações de maneira direcionada e personalizada, que faça com que os colaboradores vejam mais valor nessas iniciativas.

 

As ações do Endomarketing têm grande importância porque estão intimamente ligadas no engajamento dos colaboradores. Abaixo nós explicamos melhor:

 

- Engajamento e retenção: quando o profissional se sente valorizado e engajado no trabalho, as chances de que queira sair e procurar outra oportunidade tendem a diminuir bastante;

 

- Atração de novos talentos: o Endomarketing nas empresas também é essencial para a atração de talentos ao fortalecer a marca como uma empresa empregadora.

 

Ações de Endomarketing mais comuns:

 

Existem diversas atividades que é possível começar a planejar já para implementar na sua empresa. Confira abaixo as ações mais comuns:

 

- Pesquisa de clima: é uma ferramenta importante para entender como os colaboradores enxergam a empresa e como se sentem no ambiente de trabalho. É preciso definir uma frequência para que ela seja aplicada e pensar em melhorias a partir dos resultados obtidos;

 

- Feedbacks frequentes: uma boa estratégia é criar uma cultura de feedback na organização, de forma que lideranças e liderados possam estar alinhados sobre desempenho, conquistas e pontos de melhoria;

 

- Comunicação direta com lideranças: outra forma de integrar o time é criar um canal efetivo de comunicação direta entre as equipes de operação e profissionais em cargos de alta liderança. Dessa forma, elas poderão tratar de assuntos delicados e se sentirem ouvidos;

 

- Cursos e treinamentos: o estímulo ao aprendizado contínuo, seja de novas ferramentas ou habilidades, é também uma forma de motivar os funcionários a querer contribuir e crescer cada vez mais com a empresa;

 

- Eventos corporativos: ter uma agenda de eventos que promovam a integração ou tragam temas relevantes para o trabalho dos colaboradores é mais um exemplo de ações de Endomarketing nas empresas.

VOLTAR

NOSSO BLOG

NOS
SO
BLOG

Segundo a PANTONE, a cor de 2017 é Greenery. Ela é basicamente uma entusiasmante mistura de um verde musgo, com um amarelo intenso que simboliza a reconexão que desejamos ter com a natureza e com nós mesmos! Uma cor linda e apaixonante que vai dominar o nosso ano!
10 Jan
Durante um evento realizado este mês, o Instituto Ipsos revelou as marcas que são mais influentes entre os brasileiros. Esse estudo vem sendo realizado desde 2012 em 21 países e analisa o poder das empresas no dia a dia e no comportamento dos consumidores.
30 Mai
Os logos das marcas famosas aparecem em diversos lugares: propagandas, outdoors, camisetas, capas de revista e por aí vai. Na maioria dos casos, nem suspeitamos os significados ocultos que esses desenhos escondem.
01 Jun