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Em 2019, o mercado e a oferta de Podcasts cresceram muito no Brasil. Segundo o Ibope, dos 120 milhões de usuários brasileiros de internet, 40% já escutaram algum podcast. O investimento nas mídias que hospedam os podcasts, como por exemplo o Spotify, está crescendo junto com esse mercado.
Em 2019, o mercado e a oferta de Podcasts cresceram muito no Brasil. Segundo o Ibope, dos 120 milhões de usuários brasileiros de internet, 40% já escutaram algum podcast. O investimento nas mídias que hospedam os podcasts, como por exemplo o Spotify, está crescendo junto com esse mercado.
Observando este movimento, surge então uma curiosidade: podcast dá, ou não dá dinheiro? Segundo uma matéria publicada pelo Wall Street Journal, mesmo que os podcasts não tenham o mesmo público, em questão de números, que a televisão, o rádio e Youtube, os seus produtores de conteúdo estão conseguindo retorno financeiro através de investimentos de marketing e anúncios.
A empresa de consultoria PWC elaborou um relatório que demonstrou que, nos Estados Unidos, as marcas investiram cerca de 313 milhões de dólares em anúncios, só em 2017. Isso representa um crescimento de 86%, em comparação ao investimento feito em 2016, que foi de 169,1 milhões de dólares.
Esses valores ainda são pequenos quando comparados aos investimentos de anúncios da televisão, onde as marcas investem bilhões de dólares. De acordo com o estudo da PWC, a maior parte do aumento nos investimentos em anúncios em podcasts veio de conteúdos de marcas.
Segundo o Wall Steet Journal, os profissionais de Marketing estão cada vez mais familiarizados com o formato dos podcasts, e esse fator é um dos principais motivos do crescimento do investimento. Outro fator determinante, de acordo com o Wall Street Journal, é o uso dos Smart Speakers, as caixas de som inteligentes, como a Amazon Echo e o Google Home, que contribuíram muito para a popularização dos podcasts, o que tornou o investimento em publicidade ainda mais rentável.
Existem empresas de marketing que, inclusive, já estão comprando anúncios antecipados em podcasts. Ou seja, fecham pacotes anuais, e dessa forma, os produtores de conteúdo conseguem trabalhar com preços mais atraentes. Essa prática representa 38% dos investimentos, segundo o Wall Street Journal.
De acordo com o relatório da PWC, em 2020 o investimento em anúncios em podcasts dobrou e ultrapassou a marca de 659 milhões de dólares e o investimento nas mídias tradicionais apresentou uma queda de 0,5%.
A Apple lançou o Podcast Analytics, uma ferramenta utilizada para alimentar o mercado de podcasts com dados mais precisos, ou seja, a plataforma oferece aos criadores de conteúdo informações de como esses conteúdos estão sendo recebidos. Segundo o B9, um episódio e podcast tem, em média, 90% do seu conteúdo escutado pelo público e é raro quando o ouvinte não escuta os anúncios/materiais publicitários presentes nos episódios.
Fontes: RunRunIt, B9 e Meio e Mensagem.