Hashtag no Facebook: elas voltaram?

#design

Em 2020 com o sucesso de novas plataformas digitais, entre elas o Tiktok que tem como um dos principais critérios de ranqueamento de postagens as hashtags, o uso desse recurso no Facebook voltou a ser questionado.

21/08/2020

Vários estudos realizados em 2017 apontaram que o uso das hashtags nas publicações no Facebook diminuia o alcance orgânico das publicações e, por consequência, o seu engajamento. Resultado: todas as páginas empresariais “cancelaram” as hashtags nas legendas.

Em 2020 com o sucesso de novas plataformas digitais, entre elas o Tiktok que tem como um dos principais critérios de ranqueamento de postagens as hashtags, o uso desse recurso no Facebook voltou a ser questionado. Um dos principais motivos desse burburinho foi a ação lançada pela própria rede no início da quarentena que sugere o uso da #SuportSmallBusiness para que os usuários divulguem e apoiem pequenas empresas locais que estão sofrendo as consequências econômicas da pandemia.

E agora, o que eu faço?

Sabemos que o algoritmo do Facebook é constantemente alterado e que, por isso, todas as práticas dentro da plataforma precisam ser testadas com frequência para garantir os melhores resultados. No caso da volta do uso da hashtag nas legendas não é diferente!

Comece a testar o recurso e acompanhe de que maneira essa mudança afetará as suas métricas, mas lembre-se que os algoritmos do Facebook podem demorar até 30 dias para “reaprender” o seu comportamento e encontrar o melhor público para o seu conteúdo. É importante ressaltar também que o uso das tags precisa ser estrategicamente pensado, selecione apenas as que têm relação e relevância com o conteúdo de sua marca.

Qual é a funcionalidade das hashtags?

#No #inicio #das #redes #sociais #as #pessoas #usavam #elas #apenas #porque #achavam #legal, mas com o tempo elas aprenderam que as hashtags têm uma função estratégica dentro das mídias sociais.

No Instagram, a função das hashtags é categorizar as postagens por grupos de interesse. Por exemplo, se você curte muito o assunto #marketingdigital você pode seguir essa tag e ver os principais conteúdos publicados com essa # na legenda. Lá no Twitter, a funcionalidade é a mesma.

Dentro de alguns blogs, as hashtags também têm essa função. O autor categoriza todas as publicações com tags e o leitor pode encontrar todos os textos sobre aquele assunto mais rápido.

No recém chegado TikTok, as hashtags além de categorizar os posts por interesse, também impactam na entrega dos conteúdos. Toda semana a plataforma seleciona as “top tags” que terão maior visibilidade no período, assim os posts com aquela # têm maior distribuição aos usuários.

VOLTAR

NOSSO BLOG

NOS
SO
BLOG

Segundo a PANTONE, a cor de 2017 é Greenery. Ela é basicamente uma entusiasmante mistura de um verde musgo, com um amarelo intenso que simboliza a reconexão que desejamos ter com a natureza e com nós mesmos! Uma cor linda e apaixonante que vai dominar o nosso ano!
10 Jan
Durante um evento realizado este mês, o Instituto Ipsos revelou as marcas que são mais influentes entre os brasileiros. Esse estudo vem sendo realizado desde 2012 em 21 países e analisa o poder das empresas no dia a dia e no comportamento dos consumidores.
30 Mai
Os logos das marcas famosas aparecem em diversos lugares: propagandas, outdoors, camisetas, capas de revista e por aí vai. Na maioria dos casos, nem suspeitamos os significados ocultos que esses desenhos escondem.
01 Jun